Somos donos do nosso destino. Somos capitães da nossa alma.

sábado, 29 de junho de 2013

Broinhas de milho com torresmos




Com esta chuva, que veio anunciar a chegada do Inverno, só apetece ficar em casa e ligar o forno, para confeccionar uma bela broa para o lanche.

Ingredientes
420g de farinha de milho
420g de farinha de trigo
600ml água quente 
25g fermento de padeiro fresco
15g de sal

Preparação
Colocar a farinha de milho numa tigela grande, ou num alguidar, e deitar, aos poucos, água bem quente sobre a farinha. Ir mexendo com uma colher de pau até a farinha estar completamente húmida (mas atenção, não deixar ficar mole, deve ficar consistente!). De seguida, diluir o fermento num pouco de água quente. Verter sobre a farinha de milho e juntar a farinha de trigo e o sal.
Envolver as duas farinhas com as mãos até ficar bem ligada. A massa deve ficar consistente e deve conseguir-se facilmente formar uma bola. Deixar a massa descansar por duas horas, polvilhando com um pouco de farinha de trigo e cobrindo com um pano e mantas, para que permaneça quente. Depois da massa levedar, é só formar umas bolinhas do tamanho que pretendam, abrir ao meio e rechear com os torresmos (polvilhar a massa com farinha e as mãos, para não pegar).
Levar ao forno a 200ºC durante 20 minutos. Colocar dentro do forno uma tigela com água, para o forno manter-se húmido e não secar a massa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário