Somos donos do nosso destino. Somos capitães da nossa alma.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Comida Judaica

A cozinha judaica é, provavelmente, a cozinha mais marcada pelos preceitos religiosos nos dias atuais. É conhecida no mundo inteiro, principalmente por causa das recomendações do 'Kashrut' (As Leis Higiênicas), que proíbem o consumo de porco, crustáceos, leite e carne numa mesma refeição.

Em virtude de tantas proibições ou obsessão pela pureza dos alimentos, o povo judeu foi criando uma culinária baseada em aves, vegetais, carne de vaca e uso de ervas. Presente nos rituais e festas, a cozinha judaica não é sofisticada nos ingredientes, mas muito aprimorada no preparo.

Além dos alimentos, os utensílios e panelas também devem ser 'Kasher' para que a cozinha seja autêntica. Uma panela que você tenha feito carne nunca poderá ser usada para ferver leite, por exemplo. 

Na Pessach (Páscoa) não podem faltar os Guefilte fish (bolinhos de isca de peixe), com Chrein (molho frio de beterraba cozida, vinho tinto e raiz-forte e o 'Matza' (pão não-fermentado).

No Shabat (Dia do Descanso) o Borsht (sopa de beterraba) pode ser servida quente ou fria.

Após o Yom Kippur (Dia do Perdão) costuma-se comer o Guildene (caldo de frango com salsão, alho-poró, cenouras, cebolas e cravos-da-índia).



Receita de Bolo de amêndoas


Receita de Bolo de amêndoas

Receita de Bolo de amêndoas
Dificuldade: Fácil
Tempo de Preparo1 hora

Ingredientes

6 ovos
colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de farinha de matzá
1 xícara de chá de amêndoas moídas
Óleo
Farinha de matzá

Calda:
200g de chocolate meio amargo picado
3 colheres de sopa de manteiga
Açúcar para polvilhar

Modo de Preparo

Ligue o forno em temperatura média (180º). Unte uma forma redonda com óleo e polvilhe com farinha de matzá.

Bata as gemas com o açúcar até ficar esbranquiçado. Coloque a farinha de matzá e as amêndoas moídas e misture delicadamente.

Bata as claras em neve bem firme. Coloque 1/3 das claras em neve na tigela com a massa de amêndoas e misture rapidamente. O restante incorpore misturando delicadamente na massa. Reduza a temperatura do forno para 150º.

Despeje a massa na forma untada e leve ao forno pré-aquecido. Asse por aproximadamente 20 minutos. Espete um palito no bolo para saber se ele está pronto. O palito deve sair limpo.

Retire o bolo do forno e passe uma faca de ponta redonda na lateral da forma. Deixe esfriar e desenforme.

Calda:
Coloque água numa panela e leve ao fogo para ferver. Coloque o chocolate picado e a manteiga numa tigela grande e leve ao banho-maria. Mexa bem o chocolate com a manteiga até dissolver completamente. Quando o chocolate estiver derretido, desligue o fogo. Cubra a superfície e as laterais do bolo com essa calda. Deixe o bolo descansar por 30 minutos. Polvilhe o bolo com cerca de 1/2 xícara de chá de açúcar peneirado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário