Somos donos do nosso destino. Somos capitães da nossa alma.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Comida Italiana

eceitas de Comida Italiana. A Itália é a grande mama da cozinha ocidental. A Itália é considerada o berço da cozinha ocidental por ter sido palco de dois grandes episódios da nossa história: o Império Romano e o Renascimento.

O intenso comércio de alimentos na região durante o império, centrado no suntuoso mercado circular da cidade de Roma, fez transitar pelo local caravanas recheadas de alimentos vindos de toda a Europa, África e Oriente: cereais, pão, vinho, azeitona, legumes e frutas secas e frescas, amêndoas, nozes, avelãs, pinhões, leite, queijo, ovo, arroz, especiarias, massa seca, porco, carneiro, faisão, galinha, avestruz, peixes, moréia, moluscos, lebre, javali e antílope.

A conquista de Sicília, Sardenha e Córsega levou o gosto pela abundância e pelo luxo dos gregos para as cozinhas e os salões italianos, onde passa a imperar a gula, saciada pelo excesso de carnes regadas a molhos concentrados, especiarias e ervas aromáticas, acompanhadas de muito pão e vinho. 

Os italianos dispensam preparos sofisticados, valorizam o sabor e o perfume natural dos ingredientes de suas terras, considerados alguns dos melhores da Europa e complementam com molho e tempero. À mesa, os melhores momentos são oferecidos pelas pastas, peixes, frutos do mar e cortes especiais de carne, como o ossobuco e o escalope de vitela. Estes pratos são preparados com azeite de oliva e recebem generosas doses de ervas frescas, como alecrim, estragão, salsa, sálvia, tomilho, manjerona, orégano, manjericão e folhas de louro. São também amplamente utilizados na cozinha italiana alho, cebola, atum, presunto, bottarga, funghi porcini, anchova, mussarela de búfala, tomate e alcaparra. Como complemento, estão sempre presentes pães e excelentes vinhos produzidos no país.



Receita de Sorvete Imperial


Receita de Sorvete Imperial

Receita de Sorvete Imperial
Dificuldade: Fácil
Tempo de Preparo20 a 25 minutos

Ingredientes

1/4 xícara(s) (chá) de frutas cristalizadas
1 xícara(s) (chá) de cereja em conserva
3 colher(es) (sopa) de açúcar
1/2 xícara(s) (chá) de mel
2 xícara(s) (chá) de creme de leite fresco
4 unidade(s) de clara de ovo
1 envelope(s) de gelatina incolor sem sabor
1 litro(s) de sorvete de creme

Modo de Preparo

Forre uma fôrma de bolo inglês com papel filme.Coloque o sorvete em volta de toda a fôrma e leve,se necessário,ao freezer para firmar.
Numa panela, ponha o açúcar e o mel.Leve ao fogo e mexendo com uma colher,cozinhe até obter um caramelo claro.Deixe amornar.
Na batedeira ponha o creme de leite e bata em ponto de chantilly. Retire e reserve.
Coloque as claras na batedeira e bata até ficarem firmes acrescente o caramelo e vá batendo até formar um suspiro fofo (como um marshmallow).
Junte a gelatina(dissolvida conforme pede na embalagem) e bata até esfriar. Desligue a batedeira e acrescente o chantilly as frutas cristalizadas e as cerejas escorridas. Mexa delicadamente com uma colher. Despeje a mistura de gelatina e frutas na fôrma forrada com sorvete, nivele com uma espátula e deixe no freezer durante 12 horas.